Manual de Aplicação

Introdução

Esse manual foi elaborado por técnicos, químicos, e profissionais de diversas áreas na construção civil em diversos padrões e tipos de obras. O manual foi desenvolvido afim de orientar e sanar algumas dúvidas quanto à aplicação dos revestimentos DELCOR®.

Partimos do pressuposto de que toda a construção, ou a reforma foi cumprida seguindo as normas técnicas vigentes para um bom desempenho de todas as etapas da obra, como a capacitação dos profissionais e matéria prima e ferramentas de qualidade utilizadas em toda a obra.

Para mais informações a DELCOR® esclarece dúvidas e orientações técnicas nos seguintes contatos:

(61) 3585-8580
contato@tintasdelcor.com.br

Não há ainda normatização técnica específica para revestimentos acrílicos texturizados no Brasil, portanto todos os testes de desempenho e formulação dos materiais são baseados em normas existente de outros revestimentos da construção civil. Passando por rigorosos teste e controle de qualidade em sua produção.

Os instrumentos utilizados devem estar em boas condições e isentos de ferrugem.

Fita Crepe / Lixa / Copo Dosador / Lona / Vassoura / Desempenadeira (Galocha) de Aço Inox / Rolo de Lã Pelo Alto (Carneiro ou Artificial) / Espátula de Aço Inox.

Os revestimentos acrílicos Delcor® são a base d’água. Mesmo assim, não descrimina o fato da importância da utilização de EPI’s para a aplicação e manuseio do produto, conforme as normas se segurança vigentes.

LUVAS VINÍLICAS DE PROTEÇÃO / ÓCULOS DE SEGURANÇA / MÁSCARA PROTETORA / BOTAS DE SEGURANÇA / CAPACETE DE SEGURANÇA (para obras verticais) CINTO DE SEGURANÇA COM TRAVA QUEDAS (para obras verticais).

Armazenar a embalagem em local coberto, fresco, ventilado e manter fora do alcance de crianças e animais. Manter o ambiente ventilado durante aplicação e secagem.

As especificações dos revestimentos acrílicos DELCOR® geralmente são feitas durante o projeto, mas em geral especifica apenas o revestimento final que ficará visível no substrato. A fim de se obter o melhor desempenho e durabilidade o produto, torna-se essencial a aplicação do Fundo Preparador DELCOR® e o Micro Revestimento DELCOR® no processo da aplicação.

Em alguns casos em que o substrato está com algumas imperfeições ou irregular, é necessário a utilização da Massa Regularizadora DELCOR®.

O primeiro passo é corrigir as imperfeições maiores do reboco com massa de reboco sem cal. Aguarde a cura total por no mínimo 24 horas. Remoção de pó, sujeira e partes mal aderidas: Com uma lixa GRANA 80 ou escova de aço, espátula ou vassoura de piaçava remover todas as partes mal aderidas da superfície. ​Remover, com água e detergente neutro, manchas de terra, graxa, gordura ou desmoldante. ​Remover fungos e mofo mecanicamente através de escovação com solução de DELCOR® Sanitizante. ​Preparar a solução sanitizante a 10% e aplicar em toda a parede, sempre de cima para baixo. Realize uma aplicação a cada 30 minutos por 2 horas (totalizando 4 aplicações). Deixe secar por 24 horas. Caso a parede esteja muito contaminada, efetuar o procedimento duas vezes. O procedimento deve ser realizado no sol com as paredes secas (com no máximo 30% de umidade) para maior absorção. Para correção de fissuras superficiais: Abrir a fissura em forma de “V” em toda sua extensão, com ferramenta adequada para este fim. Retirar o excesso de pó. Aplicar o Fundo Preparador DELCOR®, diluído 80% com água (aplicar de 2 a 3 demãos), aguardar a secagem por pelo menos 4 horas. Aplicar a Manta Líquida DELCOR® dentro de toda fissura, com diluição de 10% com água, na primeira aplicação e as demais aplica-la pura. Caso seja necessário utilizar uma tela de poliéster ajudar o não alastramento da fissura. Logo após aplicar uma demão de DELCOR® Massa Regularizadora, para nivelar, e por fim aplicar o fundo preparador, com diluição de 80% com água, em toda a superfície a qual será aplicado o revestimento DELCOR® (incluindo a superfície corrigida), de forma uniforme.

As condições da superfície e o preparo do mesmo são os cuidados mais importantes para que o material seja aplicado de forma correta resultando no acabamento esperado, portanto a superfície deve estar firme, sem apresentar manchas de produtos químicos, ou naturais como ferrugem, mofos e bolores, algas, manchas de gordura. Reboco novo deve ter 28 dias de cura total e o traço conforme normas ABNT. Trincas profundas ou capilares, irregularidade e porosidade, devem ser corrigidas. Superfícies horizontais como peitoris de janelas devem estar com pingadeiras, topos de paredes e muros devem estar com rufos. Evitar aplicação em dias chuvosos, com ventos fortes, com a superfície úmida, temperatura abaixo de 10º C e superior a 38º C, umidade superior a 90% e com sol incidindo diretamente sobre a área em que o revestimento está sendo aplicado. Até 72 horas após aplicação, pingos de chuva podem provocar manchas.

Atenção!

Antes de iniciar a aplicação do produto o substrato, local onde será aplicado o revestimento, deve ser isolado com fita crepe, protegendo janelas, portas, rodapés, tomadas e interruptores. Proteger também o piso com lona para evitar respigo de material.

Primeira etapa: Aplicação do Fundo Preparador DELCOR®

Prepara o Fundo Preparador DELCOR® com diluição de 80% de água, misturar até ficar uma solução homogênea.

Aplicar o produto com rolo de lã artificial, ou de carneiro, de uma a três demãos até a superfície ficar aparentemente fosca. É importante aplicar em toda a superfície de forma homogênea para que não tenha diferença de absorção nas áreas aplicas. Esperar secar no mínimo 4 horas para demais demãos ou 6 horas para o próximo passo.

Rendimento (produto diluído):
Galão 3,6 L. – 40
Balde 16 L.  180
Lata 18 L. 200 m²

O rendimento do material pode variar com a condição do substrato, condições climáticas do local no momento da aplicação e do conhecimento prático e técnico do aplicador.

 

Segunda etapa: Aplicação do Micro Revestimento DELCOR®

Preparar o Micro Revestimento DELCOR® com diluição de 5 a 10% de água.

Aplicar o produto com rolo de lã artificial, ou de carneiro, com uma ou mais demãos, caso seja necessário. É importante aplicar o produto até a cobertura total, sem deixar manchas de rolo, para que a parede fique devidamente selada e pronta para receber o revestimento.

Rendimento médio do produto:
Galão 3,6 L. – 20
Balde 16 L. 85
Lata 18 L. 95

O rendimento do material pode variar com a condição do substrato, condições climáticas do local no momento da aplicação e do conhecimento prático e técnico do aplicador.

 

Terceira Etapa: Aplicação do Revestimento Acrílico DELCOR®

(Diamante Natural, Diamante Natural Blend, Diamante Nobre Brilhante, Diamante Natural MAX, Diamante Natural Slim, Ornato)

Caso seja necessário, diluir o revestimento com 5% de água, para auxiliar na aplicação.

ATENÇÃO!

Caso seja feita a diluição indicada do material, manter a mesma diluição até o final da aplicação.

Iniciar a aplicação com 01 demão do material espalhando o produto com uma desempenadeira de aço Inox, isenta de ferrugem de forma uniforme. Com uma desempenadeira de PVC ou acrílico realizar movimentos circulares tirando o excesso para atingir uma espessura igual ao diâmetro dos grãos a fim de dar um perfeito acabamento.

O consumo e diluição devem ser considerados como referência e podem variar para mais ou para menos em função das condições do substrato, condições climáticas locais no momento da aplicação e dos conhecimentos técnicos e práticos do aplicador.

ATENÇÃO!

Durante o processo de cura do revestimento, poderá apresentar branqueamento em contato com água, característica que poderá ocorrer até a cura completa do revestimento, esse processo ocorre devido ao aglutinante acrílico (devido ao alto teor de resina), não havendo nenhum prejuízo quanto as propriedades químicas do produto (durabilidade e resistência).

O preparo da superfície, as etapas de aplicação e a técnica do aplicador são de extrema importância para o efeito final do revestimento.
Os revestimentos (exceto linha MAX) podem ser aplicados também com pistola (airless) especial para projeção de texturas, com um compressor que mantenha pressão mínima de 90PSI.
Devido à granulometria natural do material o acabamento dos produtos pode ter-se impressão de nuances os grãos ficam mais espaçados ou agrupados.
O rendimento e a diluição são considerados referenciais e poderão variar para mais ou menos em função das condições do substrato, condições climáticas locais no momento da aplicação e dos conhecimentos técnicos e práticos do aplicador. Recomenda se teste prático antes do uso.

ATENÇÃO!

Ao iniciar o processo de aplicação dos revestimento Delcor®, independentemente da área a ser aplicada, é de extrema importância não interromper a aplicação no meio da área, evitando a sobreposição do material (emendas). No caso de fachadas térreas ou assobradadas, recomenda-se a montagem de andaimes antes de iniciar a aplicação, em toda a área a ser revestida. Deve-se prever também antecipadamente o número de aplicadores necessários para realizar o serviço de forma ininterrupta a fim de evitar emendas. No caso de fachadas de edifícios verticais recomenda-se prever ainda na fase de projeto frisos horizontais a cada andar, a fim de dividir a fachada em áreas menores, facilitando o trabalho de aplicação do revestimento e obtendo consequentemente um perfeito resultado estético.

A ideia de durabilidade refere-se à condição de duradouro ou sustentável: isto é, que pode durar uma grande quantidade de tempo. Os revestimentos acrílicos DELCOR® tem um desempenho bastante satisfatório no que diz respeito à durabilidade, principalmente referindo-se aos produtos de pedras naturais.

Caso haja necessidade de manutenção devido ao agregamento de sujidade e poluição, recomenda-se o processo de lavagem com água e detergente neutro, podendo ser usado hidrolavadoras, desde que não ultrapasse a pressão máxima de 1000 psi, e sempre com o jato disperso (pulverizado) . Os revestimentos de pedras naturais podem– se escovar suavemente a superfície. Fissuras e trincas visíveis devem ser recuperadas antes da lavagem de modo a evitar a penetração de água no interior dos edifícios. A importância das correções das irregularidades na superfície é com o intuito de evitar que desempenho do produto fique comprometido. Superfícies contaminadas com algas e mofos e fungos, deve-se aplicar a solução Sanitizante Delcor® conforme a recomendação do produto.